Desperdício Alimentar

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé em parceria com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé juntou-se a esta iniciativa apostando na sensibilização da comunidade escolar, na divulgação através das redes sociais de receitas elaboradas através da reutilização de “sobras” de refeições (sugestões, dicas …) e na recolha de produtos excedentes junto dos pequenos agricultores.

Inicialmente fez-se uma selecção dos produtos que eram cultivados na zona e produtos utilizados diariamente na alimentação da população em geral, de modo a que os alimentos que fossem doados correspondessem às necessidades de todas as famílias. Os alimentos recolhidos são maioritariamente: Batatas, Cebolas, Abóboras, Fruta da Época, Couves, entre outros alimentos que tenha de sobra. Fomos junto dos pequenos agricultores, deu-se a conhecer a realidade que existe em outras famílias e apelar pela ajuda com os produtos que tivessem em excesso. Os pequenos agricultores mostraram-se receptivos, tendo vindo a instituição a receber alimentos que posteriormente divide por igual para as famílias carenciadas consoante as suas necessidades. Através das redes sociais e do contacto directo com as famílias foram dadas a conhecer também algumas formas de reaproveitar as sobras de cozinhados anteriores de modo a diminuir os custos na alimentação e a reduzir o desperdício alimentar.

Este projeto valeu à LACSAF o Selo de Reconhecimento “PRA-T0 – Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero” na Categoria Comunidade Alimentar Sustentável.

 


Inicialmente fez-se uma selecção dos produtos que eram cultivados na zona e produtos utilizados diariamente na alimentação da população em geral, de modo a que os alimentos que fossem doados correspondessem às necessidades de todas as famílias." data-share-imageurl="">