Projetos

O Projeto Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de Violência doméstica (RAP) é a mais recente valência da LACSAF, que visa sobretudo reforçar e complementar a intervenção do Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima (GIAV). O RAP já se encontra em funcionamento na LACSAF, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
O projeto enquadra-se no âmbito da 7ª Geração do Programa Escolhas e tem como objetivo primordial a promoção do acesso integral a condições de vida fundamentais como são a educação, a saúde e a participação cívica ativa às comunidades alvo.
O projeto Escola + Igual assume como estratégia prioritária promover práticas no contexto educativo que garantam uma educação livre de estereótipos de género, influenciando positivamente na construção de uma cidadania mais igualitária.
O Gabinete de Inserção e Apoio à Vitima – GIAV - é uma das valências que integra a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, com atuação demarcada no domínio da prevenção e combate à violência doméstica e de género e à promoção da igualdade e não discriminação. Integrado na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), o GIAV é uma resposta social que visa garantir as condições necessárias para o atendimento, acompanhamento e encaminhamento especializado de vítimas de violência doméstica e de género, através de um serviço de proximidade, mais atento e confidencial. A assinatura do Protocolo para uma “Estratégia de Combate de Violência Doméstica e de Género”, a 25 de Julho de 2017, entre os Municípios de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, sob tutela da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, veio facilitar a harmonização e articulação dos esforços entre parceiros no terreno, permitindo alargar e reforçar a resposta fornecida pelo GIAV a outros concelhos.
A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, entidade promotora do Projeto POISE-03-4436-FSE-000960 - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Aviso de Abertura de Concurso nº POISE-36-2019-06, Operação: 3.15 – Formação de Públicos Estratégicos, tendo como Organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), informa que irá dar início ao procedimento para contratação serviços de formação e acompanhamento pedagógico para execução do referido projeto.( informação em anexo)
A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, entidade promotora do Projeto nº POISE-03-4538-FSE-000572 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Aviso de Abertura de Concurso nº POISE-38-2019-18, “Formação de Profissionais do setor de saúde”, promovido pelo Fundo Social Europeu (FSE), informa que irá dar início a um procedimento pré contratual para contratação de uma entidade formadora para execução da Prestação de Serviços no âmbito do projeto supra-identificado no âmbito do Projeto nº POISE-03-4538-FSE-000572 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. (mais informação em anexo)