Projetos

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, entidade promotora do Projeto POISE-03-4436-FSE-000960 - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Aviso de Abertura de Concurso nº POISE-36-2019-06, Operação: 3.15 – Formação de Públicos Estratégicos, tendo como Organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), informa que irá dar início ao procedimento para contratação serviços de formação e acompanhamento pedagógico para execução do referido projeto.( informação em anexo)
A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, entidade promotora do Projeto nº POISE-03-4538-FSE-000572 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Aviso de Abertura de Concurso nº POISE-38-2019-18, “Formação de Profissionais do setor de saúde”, promovido pelo Fundo Social Europeu (FSE), informa que irá dar início a um procedimento pré contratual para contratação de uma entidade formadora para execução da Prestação de Serviços no âmbito do projeto supra-identificado no âmbito do Projeto nº POISE-03-4538-FSE-000572 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. (mais informação em anexo)
A LACSAF está a implementar um projeto piloto na freguesia de Sambade que permite que as pessoas mais idosas estejam mais próximas dos seus familiares geograficamente distantes. Através da ferramenta Skype e com o apoio de técnicos/as é possível que os idosos comuniquem com os seus filhos ou netos, expondo os seus problemas, as suas vivências e os seus afetos.
O CLDS 3G é uma nova geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. É um novo ciclo de atividades e iniciativas de promoção social que fazem toda a diferença a nível local. Escolhemos para nome desta operação Alfândega em Rede pois reflete a metodologia em que vai assentar o nosso trabalho.
A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé (UDCP-AF) é uma equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) que está a funcionar desde Janeiro de 2015. Encontra-se sediada no Centro de Saúde de Alfândega da Fé com protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé (LACSAF) e a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). Esta tipologia de cuidados dão uma resposta ativa aos problemas decorrentes de uma doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível aos doentes e seus cuidadores no seu ambiente familiar (domicilio/residência sénior).
Este projeto reforçou a sensibilização para uma abordagem das questões da imigração, e envolveu todos os intervenientes nos processos de decisão, apoio, acolhimento e integração de imigrantes. Esta iniciativa deu relevo ao trabalho desenvolvido pelas instituições locais, regionais e nacionais, destacando boas práticas realizadas no âmbito da integração de imigrantes. O Seminário reuniu técnicos representantes de instituições que abordam estas questões, nomeadamente do Alto Comissariado para as Migrações.