Cuidar à Distância

A LACSAF está a implementar um projeto piloto na freguesia de Sambade que permite que as pessoas mais idosas estejam mais próximas dos seus familiares geograficamente distantes. Através da ferramenta Skype e com o apoio de técnicos/as é possível que os idosos comuniquem com os seus filhos ou netos, expondo os seus problemas, as suas vivências e os seus afetos.
O projeto Cuidar à Distância permite às famílias estarem mais presentes no dia a dia dos seus idosos facilitando a comunicação entre ambos, criando-se uma rotina frequente de videochamadas que permitam que filhos e netos a residir no estrangeiro ou em cidades distantes do nosso país (continente e Ilhas), acompanhem os mais velhos com mais regularidade e proximidade.

Este projeto tem ainda como objetivos promover um maior contacto visual que permita aos familiares acompanharem de forma mais direta o estado biopsicossocial dos idosos, melhorar a qualidade de vida dos idosos através da mediação com suporte social de proximidade, diminuir o isolamento, bem como sentimentos de tristeza e solidão, gerar mudanças comportamentais a médio e longo prazo, com a promoção da qualidade de vida a novel psicológico, social e emocional e promover sentimentos de segurança, junto dos cuidadores distantes, em relação aos seus ente-queridos que se encontram mais isolados.

O Cuidar à Distância resulta de uma parceria da LACSAF com o Município de Alfândega da Fé e Junta de Freguesia de Sambade e é financiado pela Fundação EDP.


O projeto Cuidar à Distância permite às famílias estarem mais presentes no dia a dia dos seus idosos facilitando a comunicação entre ambos, criando-se uma rotina frequente de videochamadas que permitam que filhos e netos a residir no estrangeiro ou em cidades distantes do nosso país (continente e Ilhas), acompanhem os mais velhos com mais regularidade e proximidade." data-share-imageurl="">