REDE PORTUGUESA DAS CIDADES EDUCADORAS - Boletim 40

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ALFÂNDEGA DA FÉ no BOLETIM DAS CIDADES EDUCADORAS

A Universidade Sénior surge de uma parceria entre o Município e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, sendo que integra as valências desta IPSS cuja atividade se desenvolve em várias vertentes da ação social, destacando o voluntariado, o envelhecimento ativo e a inclusão social. Foi criada em 2012, tem atualmente 125 alunos pertencentes
a 13 aldeias/lugares do concelho de Alfândega da Fé (de um total de 22 aldeias/lugares) e disponibiliza aos seniores 14 disciplinas - História, Património e Literatura Local; Trabalhos Manuais; Malhas, Costuras e Bordados; Ginástica; Hidroginástica; TIC; Estimulação Cognitiva; Expressão Dramática; Pintura; Saúde; Inglês; Psicologia Positiva; Música - num horário semanal que, não sendo exaustivo, tem muita atividade. Para além desta atividade letiva, são ainda promovidos, no âmbito da Universidade Sénior, vários convívios anuais realizados nas freguesias do concelho e passeios fora do território concelhio. A maioria das disciplinas é lecionada na sede de concelho, nas instalações da Liga dos Amigos, no entanto, as aulas de Ginástica e TIC são descentralizadas para algumas aldeias e as de Hidroginástica (que acontecem num concelho vizinho) estão disponíveis a todos os que se inscrevem semanalmente. As disciplinas são lecionadas de forma voluntariosa por alguns colaboradores da instituição e por voluntários externos (na sua maioria, professores aposentados), que pelo menos uma vez por semana cumprem este compromisso social. Para frequentar as atividades da Universidade, cada sénior tem de pagar a quantia de 10 euros anuais (para pagamento de seguro), valor este que, de tão modesto, a torna acessível à ampla maioria dos idosos do nosso concelho.
Podem inscrever-se na Universidade Sénior todas as pessoas do concelho de Alfândega da Fé com mais de 50 anos de idade. Em situações excepcionais são admitidas pessoas com idades inferiores.