Rastreio de Cancro Oral

No próximo dia 8 de abril a Delegação Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com a Unidade Móvel de Estomatologia e Medicina Dentária da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar, promove um rastreio do cancro oral em Alfândega da Fé.

O objetivo é detetar ou despistar situações de cancro nas estruturas orais (lábios, língua, gengivas, palato, bochechas, pavimento da boca, etc.) bem como das estruturas anexas à cavidade oral (ex.: glândulas salivares, pescoço), promovendo assim um diagnóstico precoce das situações de cancro da cavidade oral.

O cancro oral está associado a índices de mortalidade elevados, que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio, sendo o 6º tipo de cancro mais comum em todo o mundo. A chave para o seu tratamento é um diagnóstico atempado.

Esta iniciativa conta com o apoio do município de Alfândega da Fé, ULS Nordeste e Liga dos Amigos do Centro de saúde de Alfândega ad Fé.

As consultas são gratuitas e terão lugar no centro de saúde, no próximo dia 8 de abril, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. As marcações são feitas na sede da LACSAF ou no gabinete de ação social do município de Alfândega da Fé.