LACSAF apresenta projetos de saúde na 5ª Feira da Saúde do Nordeste Transmontano

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé vai estar presente na 5ª Feira da Saúde, que se realiza em Macedo de Cavaleiros entre os dias 7 e 9 de abril. Esta iniciativa pretende dar a conhecer os projetos dinamizados na área da saúde no território transmontano e a LACSAF não poderia faltar neste evento.

O trabalho desenvolvido pela LACSAF na saúde tem sido alvo de reconhecimento a nível nacional e já lhe valeu diversos prémios e menções. Aliás, o início deste ano foi marcado pela atribuição do Prémio BPI Capacitar à Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé (UDCP-AF). A UDCP-AF surgiu em 2015 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que viu neste projeto característica inovadores e potencialidade para crescer no território. O seu objetivo principal é a prestação de cuidados paliativos no domicílio a doentes portadores de doenças crónicas, progressivas e incuráveis, bem como às respetivas famílias e cuidadores. Recentemente a LACSAF assinou um protocolo de parceria com o Município de Alfândega da Fé e com a ULS Nordeste no âmbito deste projeto com o objetivo de criar sinergias na prestação de cuidados a doentes paliativos.

Para além desta valência a LACSAF disponibiliza junto da população local serviços de saúde de proximidade através da Unidade Móvel de Saúde, do Gabinete de Enfermagem e Nutrição e dos Gabinetes de Reabilitação (Fisioterapia e Osteopatia).

A feira é uma iniciativa da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. A LACSAF vai marcar presença e pode conhecer melhor esta instituição e os seus projetos nos dias 7, 8 e 9 de abril no Parque Municipal de Exposições, em Macedo de Cavaleiros. Visite-nos.